EDGE REAL ESTATE INVESTIMENTS
NOSSA POLITICA AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA

Nosso objetivo é estabelecer os compromissos de sustentabilidade das  empresas do GRUPO EDGE, em especial da empresa EDGE REAL ESTATE INVESTIMENTS. Queremos fazer negócios seguindo rígidas regras de governança, apresentar resultados que superem as expectativas dos nossos clientes, sejam investidores ou compradores; e ao mesmo tempo cuidar da preservação do meio ambiente e deixar um legado social nas comunidades em que desenvolvermos projetos.

Desde 1990, ano da fundação da primeiro empresa do grupo, tratamos nossos colaboradores com foco na meritocracia e buscando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, só fazemos negócios éticos e lícitos e atuamos com transparência em todos os processos. 

Atualmente, nossa visão de sustentabilidade vem do entendimento que não podemos apenas fazer negócios, temos que fazer negócios compromissados com os interesses dos nossos clientes internos e externos, cuidando da preservação do meio ambiente e com responsabilidade social. 

Temos ainda a responsabilidade de levar nossos princípios não só a toda a nossa equipe de colaboradores, mas a todos os demais stakeholders: investidores, clientes, fornecedores e demais interessados.

Os projetos imobiliários que desenvolvemos são focados em 3 (três) grandes princípios de sustentabilidade: governança corporativa responsável, preservação do meio ambiente e legado social.

Se aplica as empresas do grupo, em especial a empresa EDGE REAL ESTATE INVESTIMENTS, e suas empresas controladas e coligadas, em todas as nossas unidades de negócio, nossos sócios, nossas equipes de trabalho, nossos parceiros comerciais e a todos os nossos relacionamentos comerciais.

Nossos Valores são base de nossa direção estratégica, indica como trabalhamos e como atingiremos melhores resultados.

4.1. EXCELÊNCIA nos serviços prestados,

4.2. TRANSPARÊNCIA em todo o processo,

4.3. COMPROMETIMENTO com os interesses dos nossos clientes,

4.4. RESPONSABILIDADE SOCIAL como resultado do sucesso alcançado.

5.1. Transparência – Todos os envolvidos no negócio tem o direito a ter acesso às informações de seu interesse, não somente aquelas obrigadas por lei, mas todas as informações que possam auxiliar a tomada de decisões, a melhoria de desempenho da empresa e a geração de sustentabilidade a longo prazo para o negócio.

5.2. Prestação de Contas – Toda a nossa equipe deve prestar contas de forma transparente, com clareza e no tempo necessário para que seus atos possam ser acompanhados e avaliados. Nossos colaboradores devem assumir total responsabilidade por seus atos e omissões.

5.3. Responsabilidade dos Sócios, Diretores e Gerentes – Nossos líderes tem a obrigação de zelar pelo funcionamento adequado da empresa, aplicando e conferindo a aplicação da nossa Política ASG. Devem gerenciar a empresa de forma a atender todas as legislações aplicáveis e atender também aos interesses de todos os stakeholders de forma sustentável.

5.4. Foco no Cliente – Temos dois tipos de clientes, os primários ou diretos, que são os que investem em nossos projetos viabilizando-os e se remunerando com a maior parte do lucro dos projetos e; os secundários ou indiretos, clientes que compram os produtos dos nossos projetos imobiliários. Nosso trabalho é gerar produtos que atendam as expectativas destes dois tipos de clientes e dentro do possível, superar estas expectativas, entregando as duas partes, resultados melhores que o esperado e fazer isso cumprindo cada norma desta nossa Política ASG.

5.5. Conselho de Administração – Os membros do Conselho são os guardiões da empresa, comprometidos com o seu Planejamento Estratégico e seus resultados. São os responsáveis pela manutenção do alinhamento das empresas no cumprimento dos seus objetivos e na satisfação dos seus clientes, objetivo que inspira todas as nossas ações. A empresa EDGE REAL ESTATE INVESTMENTS iniciou suas atividades como uma empresa LTDA mas passará a ser uma empresa SA a partir de 2023 e contará com um Conselho formado por 7 (sete) membros. Na composição do Conselho deverá ter no mínimo 2 (dois) membros, que não exerçam atividades executivas na empresa e também no mínimo 2 (dois) membros do sexo feminino.

5.6. Responsabilidade Corporativa – Toda a nossa equipe de colaboradores deve estar comprometida com a viabilidade econômico financeira do negócio, evitando riscos desnecessários e buscando as melhores oportunidades de crescimento sustentável, tendo como objetivo a preservação da nossa capacidade de gerar valor a curto, médio e longo prazo.

5.7. Incorporação dos Princípios – Nossas tomadas de decisões e nossos novos projetos, são avaliados levando-se em conta todos estes princípios.

5.8. Equidade – Nossos agentes internos e parceiros externos devem ser tratados de maneira justa e isonômica, sem preferências e preconceitos. Devemos sempre levar em consideração seus direitos, deveres, interesses e expectativas. Promovemos e defendemos um ambiente de trabalho diverso, igualitário, inclusivo e transparente.

5.9. Estado de Direito – Todos os atos da empresa devem estar dentro da lei e normas vigentes. Não haverá a menor complacência com qualquer membro da equipe que descumprir uma norma legal que tenha conhecimento ou que seu conhecimento seja publico.

5.10. Eficiência – Fazer mais com menos, atendendo aos interesses de nossos clientes de forma a garantir o crescimento sustentável da empresa.

5.11. Orientação por Consenso – As decisões serão tomadas de forma a atender ao maior numero de interesses possível, de forma consensual, sem despotismo ou autoritarismo.

5.12. Agenda 2030 da ONU – Reconhecemos e apoiamos os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável impostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

5.13. Responsabilidade Ambiental – Todos os nossos processos e projetos devem ser efetuados levando-se em conta a melhora do meio ambiente. Nossos projetos imobiliários serão desenvolvidos visando sempre:

5.13.1. a mitigação de qualquer dano ao meio ambiente,
5.13.2. a manutenção da maior área verde possível,
5.13.3. a reposição da vegetação nativa nas áreas possíveis,
5.13.4. a utilização de pisos nas vias, que mantenham a permeabilidade do solo,
5.13.5. a utilização de fontes alternativas de energia,
5.13.6. o descarte responsável de todos os resíduos das obras, e
5.13.7. a utilização de reciclagem de lixo.

5.14. Responsabilidade Social – Acreditamos que todos que tem condições devem melhorar o ambiente social nas comunidades em que estão inseridos. Nossos projetos imobiliários deverão sempre deixar um legado social. Nossos objetivos nestes projetos será trabalhar junto as crianças e adolescentes das comunidades em que nossos projetos estão inseridos, apoiando e promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas (artes plásticas e música), esportivas, linguísticas, sociais e técnicas visando formar melhores cidadãos, mais preparados para o mundo adulto e visando também o desenvolvimento educacional. Também ofertaremos bolsas de estudo em Faculdades e Universidades para os jovens talentos.

6.1. MODELO – Acreditamos que o melhor modelo para aplicação no Grupo EDGE e em especial na empresa EDGE REAL ESTATE INVESTIMENTS é o Modelo Japonês ou Insider System, com a participação de todos os envolvidos: sócios, diretores, gestores e demais colaboradores e sempre que possível contando também com a participação dos parceiros externos para zelar por todos os nossos processos de Governança Corporativa.

6.2. MERITOCRACIA – Nosso trabalho é remunerado pelo mesmo princípio que usamos na remuneração dos nossos sócios, gestores e principais colaboradores, a meritocracia. A maior parte da remuneração de toda a equipe EDGE REAL ESTATE INVESTIMENTS será por participação no lucro da empresa, que está intrinsicamente ligado ao lucro dos projetos desenvolvidos e ao lucro dos investidores. Esta remuneração será tanto maior quanto o lucro dos investidores associados.

6.2.1. Buscamos sempre a maximização dos lucros nos nossos projetos em respeito aos nossos investidores, porém, este lucro deve sempre respeitar nosso compromisso com o meio ambiente e com a responsabilidade social de cada projeto.
6.2.2. Em caso de dúvida, nossos compromissos com o meio ambiente e responsabilidade social de deixar sempre um legado em cada projeto, vem em primeiro lugar em qualquer tomada de decisão.

6.3. OBJETIVOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

6.3.1. Identificação, avaliação e mitigação de riscos;
6.3.2. Monitoramento da gestão;
6.3.3. Minimização de conflitos;
6.3.4. Auxilio na tomada de decisão;
6.3.5. Alinhamento de interesses, melhorando o relacionamento com todos os stakeholders;
6.3.6. Promoção da transparência;
6.3.7. Ter uma gestão financeira ética e eficiente;
6.3.8. Atração e retenção de talentos para nossa equipe de colaboradores;

7.1. INTRODUÇÃO – Este Código de Negócios e Ética, de ora em diante chamado apenas de “CÓDIGO” visa o estabelecimento e a manutenção do melhor padrão de comportamento profissional e ético da nossa equipe e deve ser observado e respeitado por todos os sócios, empregados, colaboradores, consultores e estagiários, contratados ou temporários.
7.1.1.1. Seguir as regras aqui dispostas é fundamental para promover o sucesso e a sustentabilidade do nosso negócio. O CÓDIGO foi criado para guiar nossas atividades profissionais diárias.
7.1.1.2. Cabe ressaltar que o CÓDIGO não conseguirá abordar todas as questões éticas e legais que possam surgir no dia a dia das empresas, porém, oferece fortes conselhos a respeito de diversas questões, principalmente como evitar conflitos de interesses na atuação profissional de cada um dos membros da equipe EDGE.
7.1.1.3. Após ler e compreender o conteúdo deste CÓDIGO, todos os membros da nossa equipe serão responsáveis por agir de acordo com suas regras, seus princípios e seu espírito. O CÓDIGO foi elaborado para que exceções não sejam permitidas
7.1.1.4. Em caso de dúvida, deve ser usado seu melhor julgamento para tomar a decisão mais ética, levando em consideração os princípios aqui apresentados. Peça aconselhamento a seu superior sempre que necessário.

7.2. NOSSOS NEGÓCIOS são realizados das seguintes formas:

7.2.1. Identificamos e promovemos oportunidades comerciais e sinergias entre nossas empresas e nossos parceiros comerciais;
7.2.2. Identificamos quando um padrão ou processo executado com sucesso em uma localidade diferente pode ser replicado;
7.2.3. Cumprimos com as leis, regras, regulamentos e melhores práticas aplicáveis do Brasil, de cada Estado e de cada Cidade onde atuamos;
7.2.4. Operamos com um foco consistente nas implicações e benefícios de longo prazo de nossas ações comerciais, priorizando esses benefícios de longo prazo em vez de os de curto prazo.
7.2.5. Possuímos planejamento de longo prazo que agregam valor aos nossos negócios;
7.2.6. Preservamos relacionamentos de longo prazo com nossos parceiros comerciais e clientes;
7.2.7. Acreditamos que práticas de negócios seguras e com responsabilidade corporativa são impulsionadores de valor de longo prazo e devem ser aplicadas diariamente para gerar valor aos investimentos dos nossos clientes por meio de crescimento sustentável;
7.2.8. Buscamos vantagens competitivas através de um desempenho superior e não através de práticas injustas. Nos esforçamos para termos e mantermos a melhor vantagem competitiva e crescimento comercial possível;
7.2.9. Discutimos extensivamente os processos de tomada de riscos, considerando cuidadosamente múltiplos cenários e fatores de curto e longo prazo que assegurem a preservação do capital.
7.2.10. Estabelecemos nossas metas e prioridades de acordo com as necessidades dos nossos clientes, sempre consideramos custos e prazos e demonstramos um alto senso de responsabilidade e compromisso com relação à obtenção dos melhores resultados;
7.2.11. Questionamos procedimentos, processos e atuais dinâmicas de trabalho de maneira inteligente, buscando melhores alternativas e gerando ideias com alto valor que otimizem resultados quando e onde possível;
7.2.12. Possuímos um alto senso de prioridade, focando-nos primeiro em assuntos que requeiram atenção imediata;
7.2.13. Antecipamos e evitamos problemas, mitigando e minimizando questões que poderiam impactar a organização;
7.2.14. Combatemos a lavagem de dinheiro e a corrupção, só aceitando como investidor aqueles cujo capital tenha origem lícita e seja totalmente declarável a Receita Federal do Brasil;
7.2.15. Nunca aceitamos ou oferecemos propinas em troca de qualquer benefício ou vantagem;
7.2.16. Identificamos, gerenciamos e escalamos imediatamente preocupações e/ou conflitos de interesses à gestão ou às áreas de controle apropriadas;
7.2.17. Apenas divulgamos informações confidenciais com base no princípio do “need to know” e quando permitido ou exigido pelas leis, regras e regulamentos aplicáveis;
7.2.18. Compreendemos claramente que todo trabalho (e.g.: documentos, pareceres legais, software, e-mails, produtos, ideias, etc.) e informações adquiridas e/ou desenvolvidas por meio do trabalho dos colaboradores das nossas empresas são de propriedade exclusiva de cada uma delas e poderão ser usados por este como permitido pelas leis, regras e regulamentos aplicáveis;
7.2.19. Reportamos ao Compliance o conhecimento ou suspeita de quaisquer violações de leis, regras ou regulamentos, relacionados aos negócios ou atividades internas (e.g.: fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, conduta imprópria e/ou antiética, discriminação, assédio sexual etc.);
7.2.20. Eventuais comunicações serão tratadas de forma confidencial, conforme o caso, e os indivíduos que denunciarem os potenciais problemas estarão protegidos de qualquer tipo de retaliação, contanto que tenham agido de boa fé
7.2.21. Compreendemos que os custos afetam diretamente o desempenho da organização, estamos constantemente cientes dos custos envolvidos na tomada de decisões e mantemos uma abordagem consciente dos custos no dia a dia, com mentalidade de sócio, como se fossem nossas próprias despesas pessoais;
7.2.22. Contribuímos com soluções efetivas que reduzem e evitam custos desnecessários;
7.2.23. Colocamos as necessidades organizacionais acima das necessidades individuais;
7.2.24. Sempre buscamos as melhores oportunidades de custo e benefício;
7.2.25. Somos totalmente comprometidos com o orçamento organizacional;

7.3. TRATAMENTO COM CLIENTES – Nosso modelo de negócio é 100% focado na satisfação dos nossos clientes, sejam investidores, sejam compradores dos produtos imobiliários gerados nos nossos projetos. Visamos superar suas expectativas e o grau de satisfação destes clientes será a métrica de sucesso das nossas empresas e para isso, seguiremos as regras de conduta abaixo:

7.3.1. Devemos servir aos nossos clientes de forma profissional, rentável e transparente, devendo ainda nos preocupar com o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo.

7.3.2. Toda a nossa equipe deverá agir de forma justa, pontual, íntegra, eficiente, cortês e honesta com nossos clientes.

7.3.3. É vedada a priorização de atendimento a determinado cliente e/ou a concessão de qualquer privilégio.

7.3.4. Nenhum membro de nossa equipe pode tirar proveito indevido de qualquer pessoa e/ou empresa por meio de uma prática comercial injusta.

7.3.5. Reconhecemos nossos Clientes internos e externos como parceiros e nosso relacionamento será construído com base na confiança e respeito.

7.3.6. Nos processos de vendas deverá ser observado o interesse e a capacidade financeira dos clientes.

7.3.7. Encorajamos nossos clientes a investir com responsabilidade.

7.3.8. Identificamos e procuramos evitar, ou gerenciamos, os conflitos de interesses, sempre utilizando de total transparência. Na nossa visão, geralmente nossos Clientes têm prioridade sobre nossas empresas e as nossas empresas tem prioridade sobre nossa equipe de colaboradores.

7.3.9. Nossa equipe tem o dever de tratar como confidencial qualquer informação confiada a nós por nossos Clientes, exceto quando a divulgação for autorizada pelo Cliente ou requerida por leis, regras ou regulamentos aplicáveis. Internamente essas informações serão compartilhadas somente em caso de absoluta necessidade e em total conformidade com as leis, regras, regulamentos e acordos contratuais aplicáveis.

7.4. TRATAMENTO COM NOSSA EQUIPE – Nossa equipe é a base do sucesso das nossas empresas, trabalhamos com autonomia e responsabilidade dentro de cada estrutura organizacional, sempre focados nos princípios que acreditamos e regras deste CODIGO.

7.4.1. Nosso modelo de participação nos lucros fazem com que todos ajam com mentalidade de sócio, tomando decisão como se a empresa fosse nossa, independente da área em que trabalharmos.

7.4.2. Estamos comprometidos com os ideais e planos estratégicos de cada projeto.

7.4.3. Acreditamos que os resultados projetados podem ser alcançados e trabalhamos ativamente e com paixão para isso.

7.4.4. Influenciamos positivamente o ambiente de trabalho e buscamos inspirar os demais membros da equipe a alcançarem os melhores resultados.

7.4.5. Compartilhamos conhecimentos e informações entre toda a equipe e por cada uma das empresas;

7.4.6. Trabalhamos em busca da excelência e buscamos exceder as expectativas dos nossos clientes e nunca estamos satisfeitos com um desempenho medíocre ou aceitável;

7.4.7. Trabalhamos em cooperação uns com os outros, criando sinergias e contribuindo para a obtenção dos melhores resultados, administrando diferenças e interesses, promovendo a equipe e não apenas os indivíduos.

7.4.8. Valorizamos e apreciamos os outros e suas contribuições para formar equipes comprometidas e entusiasmadas;

7.4.9. As diferentes opiniões e ideias não se tornam conflitos entre membros de nossa equipe;

7.4.10. Consideramos cada colaborador como parte integrada de um grupo e do esforço coletivo, buscamos a confiança e o apoio de todos os colaboradores do grupo para que possamos atingir objetivos em conjunto;

7.4.11. Apoiamos a distribuição de responsabilidades pelo grupo, pois compreendemos que a delegação apropriada leva a maiores realizações coletivas;

7.4.12. Damos autonomia e responsabilidades às nossas equipes, mas fornecemos a elas total suporte e treinamento;

7.4.13. Somos responsáveis pelas atividades que nos são atribuídas e nos comprometemos com a obtenção de resultados de alta qualidade, aplicando conhecimentos específicos a cada tarefa;

7.4.14. Buscamos sempre informações relevantes que possam contribuir com a obtenção de melhores resultados e para isso excedemos os limites das áreas e atribuições pessoais;

7.4.15. Oferecemos um ambiente de aprendizado contínuo entre os colaboradores, onde são constantemente desafiados e impulsionados para a excelência, extraindo o melhor de cada colaborador e permitindo que os que apresentem alto desempenho comprovado cresçam e se desenvolvam na empresa, aproveitando totalmente seu potencial;

7.4.16. Nosso trabalho se baseia em um modelo de participação com livre acesso ao superior hierárquico, cultivamos uma cultura de trabalho em equipe, empreendedorismo e meritocracia. Assim, atraimos, desenvolvemos, retemos e motivamos profissionais altamente talentosos;

7.4.17. Compreendemos as necessidades de cada colaborador e os seus interesses de crescimento na empresa, guiando o seu progresso por meio da obtenção de resultados;

7.4.18. Identificamos necessidades de aprendizado e recomendamos modos de capacitar, melhorar ou atualizar os conhecimentos necessários;

7.4.19. Disseminamos conhecimento e boas práticas, engajando outras pessoas na empresa, especialmente aquelas que recentemente se juntaram a nós;

7.4.20. Reconhecemos e recompensamos o desempenho dos colaboradores através da observação das realizações demonstradas e do cumprimento das metas estabelecidas;

7.4.21. Permitimos que um novo projeto, produto ou iniciativa passe a operar rapidamente por meio de análises em grupo, envolvimento direto do superior hierárquico, compreendendo profundamente as necessidades do Cliente e/ou do projeto e com rápidos processos de aprovação;

7.4.22. Buscamos antecipar riscos e demandas, implementando controles adequados e propondo soluções inovadoras e/ou inteligentes;

7.4.23. Abordamos cada desafio de forma entusiástica, mantendo a motivação independente das pressões e desafios cotidianos;

7.4.24. Sempre buscamos modos mais econômicos e/ou rápidos para executar tarefas;

7.4.25. Não permitimos discriminação, garantimos que oportunidades iguais sejam fornecidas a todos, independentemente de nacionalidade, sexo, etnia, religião, orientação sexual, idade ou deficiência;

7.4.26. Contratamos colaboradores com habilidades excelentes, diversas e complementares, encorajamos sinergias baseadas em diferentes perspectivas, experiências e históricos, maximizamos dessa forma, a criatividade, inovação, sinergias, excelência e diferenciação. Valorizamos sempre o trabalho em equipe;

7.4.27. Oferecemos posições interessantes e desafiadoras com remuneração atraente, baseadas em bonificação por mérito;

7.5. RESPONSABILIDADE DOS NOSSOS LÍDERES – São responsabilidades dos nossos líderes:
7.5.1. Fornecer aos colaboradores informações sobre nossas normas, políticas, procedimentos e regras, principalmente as que integram nossa política Ambiental, Social e de Governança.
7.5.2. Identificar e comunicar de maneira oportuna e adequada, qualquer comportamento que indique que um Colaborador possa não entender ou não estar cumprindo com as nossas normas, políticas, procedimentos e regras, principalmente as que integram nossa política Ambiental, Social e de Governança;
7.5.3. Responder as questões levantadas pelos colaboradores sobre conduta pessoal e/ou comercial;
7.5.4. Cuidar para que a tomada de decisões e ações com relação a má conduta sejam isentas de influência discriminatória ou favoritismo.

Rio de Janeiro (RJ) 20 de outubro de 2020.